Sons da Literatura


Desculpe, o registro terminou.

Oficina "Sons da Literatura: Paisagens sonoras históricas de Erechim" realizada na programação da 21aFeira do Livro de Erechim (RS) promovida pela Prefeitura Municipal de Erechim (RS). Participação de 150 alunos da Escola Municipal Haidee Tedesco Reali. #SinfoniaNaFeiraLivroErechim


  • Data: 08/11/2019 02:00 PM
  • Localização: Av. Sete de Setembro - Fátima, Erechim - RS, Brasil (Mapa)
  • Mais informações: Sede da antiga EMA

Descrição

MAIA, S. M.; MACIEL, M. A.; TOLEDO, M. H. Oficina Sons da Literatura: Paisagens Sonoras Históricas de Erechim. 21ª  Feira do Livro de Erechim, 2019.

A Oficina faz parte do projeto de Iniciação Científica Júnior da UFFS, em parceria com o Colégio Haidée Tedesco Reali, intitutado Partituras do Tempo: Erechim nas representações literárias, imagens e sons. A oficina desenvolvida na 21ª Feira do Livro de Erechim trabalhou os fragmentos sonoros enquanto memória presente nas representações literárias da cidade e enquanto elemento estruturador dos espaços urbanos. A partir da leitura de crônicas da cidade de Erechim utilizando os bonecos de mesa de cronistas de Erechim Chico Tasso e Padre Busato, foram extraídos os sons presentes nestas narrativas, classificando-os de acordo com o tipo de paisagem sonora., bem como o status de preservação deste som no contexto urbano contemporâneo. A junção de todos os sons levantados nas crônicas lidas, constituiu a memória sonora da cidade. No encerramento da oficina, os alunos e professores foram convidados a jogar uma versão do PokeSom, onde os sons preferidos da cidade de Erechim foram capturados e compartilhados com todo o grupo.